"O caminho da investigação é por demais prazeroso: além de necessário é útil, pois nos faz contactar saberes novos e alargar conhecimentos já adquiridos.
O caminho do escritor torna-se árduo ao ter que fazer circunscrições, por vezes somente pincelando tópicos de algum assunto, para não perder seu rumo.
Sabemos, contudo, que as pesquisas podem nos fazer tomar atalhos - ou caminhos mais longos.
Muito do que foi e será lido por nós estará por aqui, neste blog - como esses dois trechos que pincelo do artigo Os serviços ecológicos da mata atlântica, de Athayde Tonhasca Jr." Sonia Regina
“Na Costa Rica, país cujos ecossistemas são semelhantes aos da mata atlântica, pesquisadores estimaram que cada hectare de floresta gera US$ 52 por ano só com o turismo externo.
No Brasil há poucos dados sobre a importância econômica do turismo ecológico, mas é evidente que um número cada vez maior de pessoas retira seu sustento dessa atividade.” Athayde Tonhasca Jr.
“Em uma ótica estritamente econômica, a exploração predatória e a derrubada das florestas são mais vantajosas – geram mais riqueza – do que sua preservação. Essa análise, porém, não leva em conta o valor dos ‘serviços ecológicos’ prestados pelos ecossistemas florestais, muito superior aos ganhos obtidos com sua destruição. No caso da mata atlântica, a grande relevância desses serviços e o valor social e cultural dessa floresta para a população brasileira fortalecem a convicção de que a vegetação que ainda resta precisa deixar de ser tratada como um bem de consumo.” Athayde Tonhasca Jr.
A MATA ATLÂNTICA
Introdução
A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.
A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.
As principais características da Mata Atlântica são:
- presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa;
- rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais;
- as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade
- fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis. - na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.
Fauna - Exemplos de espécies animais da Mata Atlântica: - Bugio (risco de extinção)
- Tamanduá bandeira (risco de extinção)
- Tatu-canastra (risco de extinção)
- Arara-azul-pequena (risco de extinção)
- Muriqui
- Anta
- Jaguatirica
Flora - Exemplos de vegetação da Mata Atlântica - Palmeiras
- Bromélias, begônias, orquídeas, cipós e briófitas
- Pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro
- Tapiriria
- Andira
- Ananas
- Figueiras
Curiosidades:
- Alguns povos indígenas ainda habitam a região da Mata Atlântica. Entre eles, podemos destacar: Kaiagang, Terena, Potiguara, Kadiweu, Pataxó, Wassu, Krenak, Guarani, Kaiowa e Tupiniquim. - A Mata Atlântica é a segunda maior floresta brasileira, em extensão.
fonte: Sua Pesquisa.com