Fonte: Egaliotto.com.br
APA da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado
"A área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado é uma área de preservação, criada em 2002, com 150 mil ha, abrange as terras dos Municípios de Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Araruama. Engloba 11 mil ha das reservas biológicas de Poço das Antas e União, e fazendas particulares onde vivem cerca de mil micos-leões-dourados, em extinção. Preserva, também, um dos mais ricos ecossistemas fluminenses: o Rio São João."
Fonte: Brasil Channel
* * *
Em 2002 foi criada a Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado, com 150 mil hectares, em sete municípios do Estado do Rio de Janeiro: Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Rio das Ostras, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Araruama.
A nova APA engloba os 11 mil hectares ocupados pelas reservas biológicas de Poço das Antas e União, além de fazendas particulares. A área protegida preserva um dos mais ricos ecossistemas fluminenses.
O Rio São João é um santuário ecológico que resiste à poluição e conserva 2/3 das suas características originais. O rio de 50 quilômetros, dos quais 35 navegáveis, nasce na represa de Juturnaíba e deságua em Barra de São João.
A APA da Bacia do Rio São João permite o uso sustentável do solo, com supervisão do IBAMA e protege também o Parque da Preguiça e do Mico-Leão-Dourado, ambos em Cabo Frio.
Fonte: Egaliotto.com.br
Fonte: Egaliotto.com.br