PROJETO: LIVRO SOBRE ALDEIA VELHA

Blog Aldeia Velha-Ipuca: não é um diário, como outros blogs - é um caderno de apontamentos das pesquisas

Autores: Sonia Regina e Fernando Oliveira - Produção: Rômulo Melo, da Pousada Beira-Rio

Parceiros: Pousada Beira-Rio , Pousada da Aldeia ,

Apoio: Secretário de Educação e Cultura e Vice-Prefeito Fernando Augusto Bastos da Conceição e Subsecretário de Turismo Antonio Henrique

____________________________________________________________________

A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. De dia pode-se passear a cavalo e a pé, tomar banho no rio e nas várias cachoeiras. Antes do descanso nos campings ou pousadas vale conhecer os barzinhos abertos toda a noite. (fotos e slides).

Os 80 posts publicados desde 04.2 são sorteados para leitura a cada atualização desta página: ACESSE-OS em Postagens Aleatórias - na coluna da direita, onde também estão as parcerias. Atualmente estamos nos dedicando à releitura, compilação de dados e início das escrituras.

Continuem conosco e boas leituras!

_______________________________________________________________________________

Agenda 21 reconhece os municípios como se fossem ecossistemas, e as sub-bacias hidrográficas passam a ser as unidades deste planejamento

"A Agenda 21 é um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que   constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Trata-se de um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países num processo preparatório que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por ECO-92.
Além da Agenda 21, resultaram desse processo cinco outros acordos: a Declaração do Rio, a Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas, o Convênio sobre a Diversidade Biológica e a Convenção sobre Mudanças Climáticas. "


Em http://www.ecolnews.com.br/agenda21/



Agenda 21 no Estado do Rio de Janeiro

(...)

O maior avanço da Agenda 21 é sua elaboração se dando em processo participativo, para a construção de consensos e cenários futuros, subsidiando a elaboração e implementação de políticas públicas orientadas para o desenvolvimento sustentável.

Muitos dos problemas e das soluções listados na Agenda 21 têm raízes em atividades locais. Nesse sentido, as autoridades locais e seus planos de governo são fator-chave para que ocorra o desenvolvimento sustentável.

Segundo a Agenda 21 Brasileira, a principal tarefa que se coloca aos gestores do território é a de reorganizar o sistema de gestão, horizontalizando as instâncias de decisão com sistemas de informações locais confiáveis que reúnam o saber local e o científico.

O modelo de planejamento participativo territorial proposto pela Agenda 21 global e nacional reconhece os municípios como se fossem ecossistemas, e as sub-bacias hidrográficas passam a ser as unidades deste planejamento, como estruturas que favorecem uma relação de equilíbrio entre suas partes. "


[Grifos nossos]
Em http://www.semadur.rj.gov.br/pages/sup_age_21/sup_ag_vinte.html