PROJETO: LIVRO SOBRE ALDEIA VELHA

Blog Aldeia Velha-Ipuca: não é um diário, como outros blogs - é um caderno de apontamentos das pesquisas

Autores: Sonia Regina e Fernando Oliveira - Produção: Rômulo Melo, da Pousada Beira-Rio

Parceiros: Pousada Beira-Rio , Pousada da Aldeia ,

Apoio: Secretário de Educação e Cultura e Vice-Prefeito Fernando Augusto Bastos da Conceição e Subsecretário de Turismo Antonio Henrique

____________________________________________________________________

A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. De dia pode-se passear a cavalo e a pé, tomar banho no rio e nas várias cachoeiras. Antes do descanso nos campings ou pousadas vale conhecer os barzinhos abertos toda a noite. (fotos e slides).

Os 80 posts publicados desde 04.2 são sorteados para leitura a cada atualização desta página: ACESSE-OS em Postagens Aleatórias - na coluna da direita, onde também estão as parcerias. Atualmente estamos nos dedicando à releitura, compilação de dados e início das escrituras.

Continuem conosco e boas leituras!

_______________________________________________________________________________

Blitz Ecológica na mata atlântica de Silva Jardim reprime crime ambiental

As imagens e a matéria abaixo, com o título "Secretaria do Ambiente embarga construção de estrada em APA em Silva Jardim", foram publicadas em 28/02/2011 no site da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA):  http://www.semadur.rj.gov.br/pages/imprensa/detalhe_noticia.asp?ident=1521



Em blitz ecológica realizada no Município de Silva Jardim, na Região dos Lagos, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) embargou hoje (28/02) a construção de uma estrada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João – Mico Leão Dourado. Uma retroescavadeira e um trator de esteira D4 foram apreendidos e transportados para a Reserva Biológica Poço das Antas, onde ficarão acautelados. Ninguém foi preso.
Promovida pela Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais; da SEA), para reprimir desmatamentos em áreas protegidas da região, a ação teve apoio do administrador da APA, Rogério Oliveira Souza (do Instituto Chico Mendes), e de fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Batalhão de Polícia Florestal da PM.
A empresa responsável pela obra – Logística Comercial Oito Irmãos LTDA – foi multada em R$ 200 mil e responderá por crime ambiental, por infringir os artigos 66 e 93 do Decreto 6514/2008(Legislação Ambiental): “Construir estrada, desmatando Mata Atlântica e represando curso d’água em Unidade de Conservação sem autorização ou licença dos órgãos competentes”.
Ao chegar ao local, a equipe encontrou tratores, motosserras e um desmatamento criminoso para a abertura de uma estrada com mais de 2 km de extensão em área de floresta densa, que concentra árvores de grande porte de Mata Atlântica e importantes mananciais de água, como o Rio São João, principal fonte de abastecimento da população da região. Segundo a polícia, a obra começou no sábado passado. Nesta segunda-feira, foi embargada.
O chefe da Cicca, José Maurício Padrone, afirmou que a equipe de fiscalização chegou aos criminosos a partir de denúncia anônima. As obras da estrada estavam sendo realizadas em área de difícil acesso, no topo de um morro, de onde os desmatadores tinham visão privilegiada de quem eventualmente tentasse chegar ao local.
“Chegamos a tempo de evitar que um estrago maior e irreversível ocorresse. Por isso, a Secretaria de Estado do Ambiente convoca a sociedade a colaborar, denunciando situações como essa”, afirmou Padrone.
A APA da Bacia do Rio São João – Mico Leão Dourado foi criada em 2002 para proteger e preservar mananciais, regular o uso dos recursos hídricos e o parcelamento do solo, a fim de garantir o uso racional dos recursos naturais e proteger remanescentes de Mata Atlântica.