PROJETO: LIVRO SOBRE ALDEIA VELHA

Blog Aldeia Velha-Ipuca: não é um diário, como outros blogs - é um caderno de apontamentos das pesquisas

Autores: Sonia Regina e Fernando Oliveira - Produção: Rômulo Melo, da Pousada Beira-Rio

Parceiros: Pousada Beira-Rio , Pousada da Aldeia ,

Apoio: Secretário de Educação e Cultura e Vice-Prefeito Fernando Augusto Bastos da Conceição e Subsecretário de Turismo Antonio Henrique

____________________________________________________________________

A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. De dia pode-se passear a cavalo e a pé, tomar banho no rio e nas várias cachoeiras. Antes do descanso nos campings ou pousadas vale conhecer os barzinhos abertos toda a noite. (fotos e slides).

Os 80 posts publicados desde 04.2 são sorteados para leitura a cada atualização desta página: ACESSE-OS em Postagens Aleatórias - na coluna da direita, onde também estão as parcerias. Atualmente estamos nos dedicando à releitura, compilação de dados e início das escrituras.

Continuem conosco e boas leituras!

_______________________________________________________________________________

Agenda 21 Municipal

"(...)

A última reunião também serviu para que o representante da Ong “Onda Verde”, Hélio Wanderley Coelho Filho, fizesse uma apresentação e prestação de contas do que está sendo realizado através do Projeto “Nas Ondas do Capivari”, lançado recentemente. A iniciativa tem o objetivo de “fortalecer o Sistema de Gestão Ambiental Municipal com ênfase na Conservação dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio São João”, através de cinco módulos e metas (cujos detalhes foram divulgados na imprensa à época). Segundo ele, o projeto de construção do “prédio verde”, uma das metas, que abrigará a sede da Secretaria municipal de Meio Ambiente, entre outras utilidades, já está sendo elaborado há cinco meses e o imóvel contará com uma biblioteca com cerca de mil livros sobre o tema meio ambiente. “Vale lembrar que os móveis serão todos em madeira certificada a serem construídos por uma marcenaria local, visando dar oportunidade de renda ao setor empresarial da cidade”, informou ele, esclarecendo ainda sobre as ações desenvolvidas até agora nas outras metas.

– Pretendemos inaugurar o prédio verde em junho de 2011, no “Dia do Meio Ambiente” (05/06). Além disso, temos que criar ainda o “Código do Meio Ambiente”, cuja minuta deve ser apresentada em outubro, durante a “Conferência do Meio Ambiente”, para em seguida ir à Câmara Municipal ser aprovado e finalmente sancionado pelo prefeito Marcello Zelão – ressaltou Hélio Wanderley.

A reunião discutiu ainda outros temas como mudanças na composição do Fórum, ações e parcerias, Agenda 21 Escolar, mudanças de membros (titulares e suplentes) e projetos, além de dar avisos e encaminhamentos de questões. Sobre a Agenda 21 nos Bairros, Marly Oliveira disse que a iniciativa será possível graças à aquisição de um veículo van que deve chegar nos próximos dias para auxiliar na disseminação das ideais do processo nas comunidades.

As representantes da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) e do recém-lançado Projeto Ecológico “Juturnaíba Viva”, financiado pelo Programa Petrobras Ambiental, relataram as ações que vêm desenvolvendo. Como um programa de entrevistas sobre o tema na Rádio Litoral e a preservação e limpeza de rios que desembocam na lagoa.

Participaram ainda: Célia Maria Sampaio Pereira (Artesanato-2º Setor), Naide de Pinho P. Santos (Oscip Empreender--3º Setor), Ruan das Flores de Azevedo (Comunidades--4º Setor), Patrícia Mie Matsuo e Nandia Magalhães Xavier Menezes (AMLD--3º Setor), Jorge Miranda e Nilce Mary Machado (Agenda 21 Local de Saquarema), Sidney Torres (Aquicultura Santa Helena--2º Setor), Marla R. D. de Morais (Secretaria municipal de Educação e Cultura e Associação de Moradores e Amigos de Aldeia Velha—1º e 4º Setores), Jaime F. Rodrigues (Secretaria municipal de Meio Ambiente—1º Setor), Evaldo Nascimento (subsecretaria de Comunicação Social da PMSJ e Loja Maçônica Silva Jardim nº 45--1º e 3º Setores) e Diego Campos (subsecretaria de Comunicação Social da PMSJ--1º Setor).

Algumas ações da Agenda 21 LocalAlém disso, na reunião foram apresentadas algumas ações que estão sendo realizadas e propostas pela Agenda 21 Local. Entre elas: organizar um evento para o lançamento oficial do resultado final da Agenda 21 no Município, cujo documento deverá ser encaminhado a todos os parceiros, instituições locais, autoridades e instâncias competentes dos diferentes níveis e poderes constituídos. Ressalta que “enquanto não lançamos o PLDS, muitos projetos similares (Nas Ondas do Capivari, Juturnaíba Viva, Vozes do São João, por exemplo) iniciaram atividades que estão como proposta na Agenda 21”.

Revela ainda que o Município deverá promover a recolocação ou assentamento adequado das famílias residentes em áreas de risco e APPs, que por sua complexidade, ocorra em médio prazo; buscar em conjunto com Ibama e Incra solução para as áreas de Sobara e Sebastião Lan, visando incorporá-las à Rebio de Poços das Antas; promover projeto de recuperação da mata ciliar junto aos rios, principalmente o Bananeiras, São João, Pirineus, Aldeia Velha, Capivari e Bacaxá, bem como a orla da Represa de Juturnaíba, a partir da promulgação deste Plano Diretor; e implantar e fomentar a Educação Ambiental em todos os seguimentos da sociedade, com as atividades preconizadas na Agenda 21 Local, a ser instituída no prazo máximo de um ano."


Em http://www.correiodabr.com.br/noticia-917