PROJETO: LIVRO SOBRE ALDEIA VELHA

Blog Aldeia Velha-Ipuca: não é um diário, como outros blogs - é um caderno de apontamentos das pesquisas

Autores: Sonia Regina e Fernando Oliveira - Produção: Rômulo Melo, da Pousada Beira-Rio

Parceiros: Pousada Beira-Rio , Pousada da Aldeia ,

Apoio: Secretário de Educação e Cultura e Vice-Prefeito Fernando Augusto Bastos da Conceição e Subsecretário de Turismo Antonio Henrique

____________________________________________________________________

A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. De dia pode-se passear a cavalo e a pé, tomar banho no rio e nas várias cachoeiras. Antes do descanso nos campings ou pousadas vale conhecer os barzinhos abertos toda a noite. (fotos e slides).

Os 80 posts publicados desde 04.2 são sorteados para leitura a cada atualização desta página: ACESSE-OS em Postagens Aleatórias - na coluna da direita, onde também estão as parcerias. Atualmente estamos nos dedicando à releitura, compilação de dados e início das escrituras.

Continuem conosco e boas leituras!

_______________________________________________________________________________

40 dias: 698 visitas e 1412 shares

40 dias online
       
Estamos bastante gratos pelas 698 visitas e 1412 shares do blog, desde a 1a postagem.

Aldeia Velha é assim, um lugar mágico - de sacras águas - que nos acolhe e convoca.

Aos poucos os apontamentos que fazemos do que pesquisamos e publicamos no blog vai dando ideia do que poderá vir a ser lido no livro sobre essa corajosa aldeia fundada em 1700.

O caminho da investigação é por demais prazeroso - além de necessário é útil, pois nos faz contatar saberes novos e alargar conhecimentos já adquiridos;
O caminho do escritor torna-se árduo ao ter que fazer circunscrições e  por vezes somente pincelar tópicos de algum assunto, para não perder seu rumo.
Sabemos, contudo, que as pesquisas podem nos fazer tomar atalhos - ou caminhos mais longos.
A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado.
Conserva muito pouco do período colonial em sua arquitetura, mas tem a natureza intocada.

Os passeios por trilhas e estradas de terra podem ser feitos a pé ou a cavalo, com direito a banhos de rio e cachoeiras que, embora estejam nas fazendas da região, têm acesso permitido e até facilitado pelo oferecimento de guias pagos.
No centro da vila há barzinhos com música durante a noite e, para a hospedagem, há campings e pousadas.
Em Aldeia Velha pode-se encontrar a maior concentração de Reservas Privadas do Patrimônio Natural do Brasil com projetos de proteção e recuperação da Natureza local e atividades econômicas ecologicamente sustentáveis.


Sonia Regina