PROJETO: LIVRO SOBRE ALDEIA VELHA

Blog Aldeia Velha-Ipuca: não é um diário, como outros blogs - é um caderno de apontamentos das pesquisas

Autores: Sonia Regina e Fernando Oliveira - Produção: Rômulo Melo, da Pousada Beira-Rio

Parceiros: Pousada Beira-Rio , Pousada da Aldeia ,

Apoio: Secretário de Educação e Cultura e Vice-Prefeito Fernando Augusto Bastos da Conceição e Subsecretário de Turismo Antonio Henrique

____________________________________________________________________

A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. De dia pode-se passear a cavalo e a pé, tomar banho no rio e nas várias cachoeiras. Antes do descanso nos campings ou pousadas vale conhecer os barzinhos abertos toda a noite. (fotos e slides).

Os 80 posts publicados desde 04.2 são sorteados para leitura a cada atualização desta página: ACESSE-OS em Postagens Aleatórias - na coluna da direita, onde também estão as parcerias. Atualmente estamos nos dedicando à releitura, compilação de dados e início das escrituras.

Continuem conosco e boas leituras!

_______________________________________________________________________________

Turismo ecológico e Ecoturismo:diferenças

A natureza não é um bem de consumo, não pode ser reposta
- como outros produtos o são, para que os clientes possam comprá-los -,
 e esse uso tem contribuído para a degradação de vários ambientes.

Sonia Regina



Turismo ecológico

É o turismo com base na natureza, voltado para a natureza ou na natureza - esta sendo um meio ou cenário para sua realização. O turismo ecológico oferece aos turistas tão-somente a oportunidade de conhecerem lugares e populações exóticas. É esse o principal motivo para que o turismo ecológico seja realizado com consciência (de maneira sustentável).
A natureza não é um bem de consumo, não pode ser reposta - como outros produtos o são, para que os clientes possam comprá-los -, e esse uso tem contribuído para a degradação de vários ambientes.
O turismo ecológico é a " Denominação dada ao deslocamento de pessoas para espaços naturais com ou sem equipamentos receptivos, motivados pelo desejo/necessidade de fruição da natureza, observação passiva da flora, da fauna, da paisagem e dos aspectos cênicos do entorno. Incluem-se também aquelas que buscam uma observação participativa e interativa com o meio natural, na pratica de longas caminhadas, escaladas, desbravamentos e aberturas de trilhas, rafting ou o desafio de superar limites físicos de tolerância como canyoning, off-roadd, rapel (nesse sentido, pode também confundir-se, segundo alguns autores, como o chamado turismo de aventura e inserir-se no desportivo como nos Jogos de Natureza.)
Somam-se a essas atividades o exercício eventual da caça e pesca, excursões programadas para pontos geográficos de interesse turístico: rios, ilhas, montanhas e chapadas, grutas e cavernas, minas e jazidas.
Em todos esses casos, ainda que haja uma preocupação de educação e conscientização ambiental, a característica dominante é uma maior flexibilização ou inexistência de restrições rígidas e limites á utilização do espaço visitado." Beni (2007)

Ecoturismo

É o turismo integrado a um processo de planejamento e monitoramento das atividades de lazer e recreação em ambientes naturais. O ecoturismo pode se tornar um grande aliado na conservação ambiental de vários ecossistemas protegendo os recursos naturais, com o lazer e a recreação controlados e a educação dirigida para a conservação ambiental.
Tem responsabilidade social. Pode vir a promover a sustentabilidade econômico-social através da inclusão social. As populações locais teriam os recursos naturais aproveitados como fonte de renda revertida em seu benefício e fomentada a preservação das suas tradições e dos seus costumes, uma vez que sempre sofrem alguma forma de influência - nem sempre positiva - da cultura e dos hábitos dos visitantes.

Para Beni (2007) o ecoturismo é uma denominação dada ao deslocamento de pessoas a espaços naturais delimitados e protegidos pelo Estado, iniciativa privada ou controlados em parceria com associações locais e ONGs. Pressupõe sempre uma utilização controlada da área com planejamento de uso sustentável de seus recursos naturais e culturais, por meio de estudos de impacto ambiental, estimativas da capacidade de carga e suporte do local, monitoramento e avaliação constante, com plano de manejo e sistema de gestão responsável.
É claro que todas as atividades previstas no turismo ecológico podem, em geral, ser realizadas, desde que rigorosamente observadas as restrições de uso desses espaços.
No Brasil, o ecoturismo, além de ser comumente confundido com o turismo ecológico, está até o momento circunscrito a poucos casos, levando em conta que as nossas áreas de conservação e proteção ambiental ainda não dispõem de uma política integrada e de um planejamento estratégico de uso e ocupação voltados especificamente para o turismo. "
Lindberg e Hawkins (1999) dizem que ecoturismo "é satisfazer o desejo que temos de estar em contato com a natureza, é explorar o potencial turístico visando a conservação e desenvolvimento, é evitar o impacto negativo sobre a ecologia, a cultura e a estética"
Segundo a reportagem da Revista Ecoturismo "Estima-se que mais de um milhão de pessoas no Brasil pratiquem o ecoturismo, que deve empregar milhares de pessoas, através de, no mínimo, 10 mil empresas e instituições privadas.
Para que uma atividade se classifique como ecoturismo, são necessárias quatro condições básicas: respeito às comunidades locais; envolvimento econômico efetivo das comunidades locais; respeito às condições naturais e conservação do meio ambiente e interação educacional - garantia de que o turista incorpore para a sua vida o que aprende em sua visita, gerando consciência para a preservação da natureza e dos patrimônios histórico, cultural e étnico.
O caminho ideal para o ecoturismo é o que se chama de desenvolvimento sustentável. Este conceito propõe a integração da comunidade local com atividades que possam promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e culturais."


.
Sonia Regina






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 12ª ed. Rev. e atualiz. São Paulo: Editora Senac, 2007.

LINDBERG, Kreg e HAWKINS, Donald E. Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 1999.

REVISTA ECOTURISMO. CRESCIMENTO DO ECOTURISMO. http://revistaecoturismo.com.br/turismo-sustentabilidade/