PROJETO: LIVRO SOBRE ALDEIA VELHA

Blog Aldeia Velha-Ipuca: não é um diário, como outros blogs - é um caderno de apontamentos das pesquisas

Autores: Sonia Regina e Fernando Oliveira - Produção: Rômulo Melo, da Pousada Beira-Rio

Parceiros: Pousada Beira-Rio , Pousada da Aldeia ,

Apoio: Secretário de Educação e Cultura e Vice-Prefeito Fernando Augusto Bastos da Conceição e Subsecretário de Turismo Antonio Henrique

____________________________________________________________________

A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. De dia pode-se passear a cavalo e a pé, tomar banho no rio e nas várias cachoeiras. Antes do descanso nos campings ou pousadas vale conhecer os barzinhos abertos toda a noite. (fotos e slides).

Os 80 posts publicados desde 04.2 são sorteados para leitura a cada atualização desta página: ACESSE-OS em Postagens Aleatórias - na coluna da direita, onde também estão as parcerias. Atualmente estamos nos dedicando à releitura, compilação de dados e início das escrituras.

Continuem conosco e boas leituras!

_______________________________________________________________________________

GLOSSÁRIO [Seqüestro de carbono, Matas ciliares, etc]

Aquecimento global: tem sido considerado um dos resultados do efeito estufa. Relatórios do IPCC estimam que até 2050 a temperatura do planeta Terra deve aumentar em 1,5 a 2,5 ºC.

Área de reserva legal: Área localizada no interior de uma propriedade rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas.

Atmosfera: Camada de gases que envolve o planeta Terra e é composta por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de vapor d'água e de outros gases, dentre eles, o dióxido de carbono, argônio, hélio e hidrogênio.

Bioma: É um amplo conjunto de ecossistemas. O Brasil possui sete biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Campos Sulinos, Costeiro e Pantanal.

Biomassa: é toda a matéria orgânica produzida e assimilada por todas as diferentes formas de vida em um ecossistema.

Carbono: É o elemento químico de maior aplicação dentre todos os elementos, fazendo parte de todos os compostos orgânicos. É o quarto elemento mais abundante no Universo, depois do hidrogênio, hélio e oxigênio. É quimicamente inativo a baixas temperaturas e a temperaturas mais elevadas gera a combustão e a consequente absorção de oxigênio. Existem basicamente duas formas de carbono: uma orgânica, presente nos organismos vivos, e outra inorgânica, presente nas rochas.

CO2 equivalente: As emissões de gases do efeito estufa (GEEs) são expressas em toneladas de CO2 equivalente (tCO2e), a medida padronizada pela ONU para quantificar as emissões globais, usando como parâmetro o CO2. Os 6 gases considerados causadores do efeito estufa possuem potenciais de poluição diferentes. O cálculo do CO2e leva em conta essa diferença e é resultado da multiplicação das emissões de um determinado GEE pelo seu potencial de aquecimento global.

Ciclo do carbono: Opera em uma escala de milhões de anos, e iniciou-se há cerca de 4,5 bilhões de anos, com a formação do Sistema Solar e do planeta Terra. O carbono circula através dos oceanos, da atmosfera, da terra e dos organismos vivos, num grande ciclo biogeoquímico, que pode ser dividido em ciclos rápidos (biológicos) e em ciclos lentos (geológicos).

Combustível fóssil: Qualquer combustível orgânico de ocorrência natural, como o petróleo, gás natural e carvão.

Conservação: É a administração de recursos naturais para fornecer o benefício máximo por um período de tempo.

Desmatamento: a transformação de áreas florestadas em áreas não florestadas, para consumo da madeira, e uso da terra para criação de animais ou culturas agrícolas, dentre outras atividades.

Dióxido de carbono (CO2): Conhecido também como gás carbônico, é incolor e inodoro e é responsável em grande parte pelo efeito estufa. Nas últimas décadas, devido à enorme queima de combustíveis fósseis, a quantidade de gás carbônico na atmosfera tem aumentado muito, contribuindo para o aquecimento do planeta. Um dos gases mais importantes para o Protocolo de Quioto, devido ao volume elevado das emissões. Representa mais da metade dos gases de efeito estufa na atmosfera.

Ecossistema: É o sistema formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região.

Efeito estufa: O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita vida em nosso planeta. Os gases de efeito estufa formam na atmosfera uma camada que atua como um cobertor, retendo parte da radiação solar infra-vermelha que seria refletida para o espaço e a redirecionando para a superficie terrestre. Este fenômeno faz com que a temperatura da superfície terrestre mantenha uma média de 15ºC. No entanto, devido às Revoluções Industriais havidas nos últimos 150 anos, o homem vem queimando combustíveis fósseis, que liberam dióxido de carbono. O volume deste gás na atmosfera tem sofrido um acúmulo, pois a quantidade de CO2 lançada na atmosfera é maior do que aquela que o ciclo do carbono pode absorver. Com mais partículas na atmosfera do que o normal, a retenção da radiação infra-vermelha e a reflexão para a superficie terreste são maiores, intensificando o aquecimento global. Por isso estima-se que a Terra tenha aquecido 0,6ºC neste período, um valor alarmante e que já tem trazido conseqüências negativas ao meio ambiente.

Espécie: É o conjunto de indivíduos que possuem as mesmas características genéticas, podendo cruzar entre si em condições naturais e gerar descendentes férteis.

Espécie endêmica: É uma espécie nativa de uma única área geográfica.

Espécie nativa: Espécie de ocorrência natural na região em questão.

Fatores abióticos: Fatores relacionados às propriedades físicas e químicas da biosfera.

Fatores bióticos: Fatores ocasionados pela presença de seres vivos ou suas relações.

Fauna: Conjunto dos animais próprios de uma região ou de um período geológico.

Flora: Conjunto das espécies vegetais de uma determinada localidade.

Floresta: Estrutura complexa de vegetação formada por alta densidade de árvores, habitat para várias espécies de animais. A biomassa florestal, por unidade de área, é muito superior a de outros biomas.

Gás Liqüefeito de Petróleo (GLP): mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos, predominantemente propano e butano. São armazenados no estado líquido em botijões ou cilindros, através da elevação moderada da pressão ou da redução da temperatura. Também conhecido como gás de cozinha.

Gases de efeito estufa (GEE): São os gases responsáveis pelo efeito estufa, sendo que a ONU considera seis os principais: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), perfluorcarbonos (PFCs), hidrofluorcarbonos (HFCs) e hexafluoreto de enxofre (SF6). Estes gases possuem potencial de aquecimento global diferente, contribuindo em diferentes escalas para as mudanças climáticas.

Hexafluoreto de enxofre (SF6): é um gás utilizado pelo homem como isolante térmico, condutor de calor e agente refrigerante. É um dos três gases de origem industrial controlados pelo Protocolo de Quioto e pode ser até 22.200 vezes mais poluente do que o CO2 (IPCC 2001).

Hidrocarbonetos: compostos químicos orgânicos, formados por átomos de carbono e hidrogênio, que compõem a base de todos os derivados de petróleo. Podem se apresentar na forma sólida, líquida ou gasosa. O petróleo e o gás natural são exemplos de hidrocarbonetos.

Hidrofluorcarbono (HFC): Apesar de pouco presente na atmosfera, é um dos três gases industriais controlados pelo Protocolo de Quioto, devido ao seu potencial de aquecimento global atingir valores de 120 até 12.000 vezes mais poluentes do que o CO2 (IPCC 2001).

Hotspot: Áreas consideradas prioritárias para conservação, que possuem altos índices de biodiversidade (pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas) e estão ameaçadas no mais alto grau, tendo perdido mais de 3/4 de sua vegetação original. No Brasil, a Mata Atlântica e o Cerrado são considerados dois grandes hotspots.

IPCC: Intergovernmental Panel on Climate Change (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) foi estabelecido em 1988 pelo World Meteorological Organization (Organização Meteorológica Mundial / OMM) e pelo United Nations Environment Programme (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente / PNUMA). É um grupo de cientistas do mundo todo com o objetivo de pesquisar, avaliar e divulgar as informações sobre as mudanças climáticas.

Manejo florestal: O Manejo florestal é um conjunto de estudos e técnicas empregados para a retirada específica de certas árvores ou outros produtos, garantindo a cobertura florestal da área e reservando a maioria dos exemplares para a manutenção da biodiversidade e produção futura. Com a utilização do manejo, a produção de madeira e outros produtos florestais pode ser contínua ao longo dos anos. Além disso, as florestas manejadas prestam serviços ambientais para o equilíbrio do clima regional e global, especialmente pela manutenção do ciclo hidrológico e pela retenção de carbono. Poder produzir produtos florestais através de práticas de manejo sustentável é poder contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e respeitosa com o meio ambiente.

Mata Ciliar: É a cobertura vegetal que protege os cursos d'água. É considerada por Lei como Área de Preservação Permanente. O Artigo 2º da Lei 4771/65 estabelece área de preservação permanente as florestas e demais formas de vegetação natural situadas ao longo dos rios ou qualquer curso d'água desde o seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura seja: 1) de 30 m para os cursos d'água de menos de 10 m de largura; 2) de 50 m para os cursos d'água que tenham de 10 a 50 m de largura; 3) de 100 m para os cursos d'água que tenham de 50 a 200 m de largura; 4) de 200 m para os cursos d'água que tenham de 200 a 600 m de largura; 5) de 500 m para os cursos d'água que tenham uma largura superior a 600 m.

Meio Ambiente: é uma expressão que traduz a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciam o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas É tudo aquilo que cerca o ser vivo e que tem relação direta ou indireta com ele.

Metano (CH4): Embora seja menos abundante que o dióxido de carbono na atmosfera, o potencial de dano global deste gás é 23 vezes maior que o do CO2 (IPCC 2001). Sua concentração atmosférica aumentou em 151% desde 1750. Mais da metade das emissoes de CH4 são de responsabilidade do homem, como os aterros sanitários e a agropecuária.

Mudanças Climáticas: São as alterações no clima não cíclicas percebidas pela ciência e que são potencialmente perigosas, ao causarem mudanças nas condições físico-quimica e biológica do planeta Terra.

Neutralização de carbono: É o processo de quantificação de emissões de gases de efeito estufa e a consequente subtração desta mesma quantidade através da plantação de árvores ou outros sumidouros de carbono.

Perfluorcarbono (PFC): é um gás artificial criado como alternativa aos produtos químicos prejudiciais à camada de ozônio, sendo aplicado em refrigeração, solventes, propulsores, espuma e aerossóis. É um dos três gases industriais controlados pelo Protocolo de Quioto e pode ser de 6.500 até 9.200 vezes mais poluentes do que o CO2.

Petróleo: Mistura de hidrocarbonetos oleosos de ocorrência natural encontrada em lençóis subterrâneos.

Potencial de Aquecimento Global (PAG): é uma medida de como uma determinada quantidade de gás de efeito estufa contribui com o aquecimento global. É uma medida relativa que compara o gás em questão com a mesma quantidade de dióxido de carbono, cujo potencial é definido como 1.

Preservação: Estabelece práticas que asseguram a proteção integral dos recursos naturais.

Produtos florestais: Madeira, frutos, castanhas, entre outros que possam ser extraídos das florestas através do manejo florestal sustentável.

Protocolo de Quioto: É o único tratado internacional que estipula reduções obrigatórias de emissões causadoras do efeito estufa. O documento foi ratificado por 168 países. Os Estados Unidos, maiores emissores mundiais, e a Austrália não fazem parte do Protocolo de Quioto.

Recursos naturais: Estoque de matéria e energia que ainda não tenha sofrido um processo de transformação e que é usada diretamente pelos seres humanos para assegurar muitas de suas necessidades.

Seqüestro de carbono: Atividade que é Sinônimo de Serviços ambientais: Os sistemas naturais, como as florestas tropicais amazônicas, são responsáveis pelos chamados serviços ambientais, ao exemplo da retenção de carbono atmosférico, responsável pelo equilíbrio climático global e da manutenção da biodiversidade e dos recursos hídricos. Com a atual crise ambiental, impulsionada primariamente pela emissão de carbono na atmosfera, a tendência mundial é que esses serviços se tornem cada vez mais escassos. O mercado desses serviços é então movimentado por essa crise e tem como base a proteção do ar, da água e da biodiversidade.

Sumidouros de carbono: regiões que acumulam e estocam grandes quantidades de carbono, ao exemplo de florestas e fundos oceânicos.

ONU: Organização das Nações Unidas (United Nations Organization). É uma instituição internacional formada por 191 países, com o objetivo de manter a relação cordial entre os estados, a paz e a segurança no mundo e buscar aprimorar os padrões dos direitos humanos.

Óxido nitroso (N2O): É um dos gases de extrema importância para o efeito estufa, devido ao seu potencial de aquecimento global que é 296 vezes maior do que o CO2 (IPCC 2001).