PROJETO: LIVRO SOBRE ALDEIA VELHA

Blog Aldeia Velha-Ipuca: não é um diário, como outros blogs - é um caderno de apontamentos das pesquisas

Autores: Sonia Regina e Fernando Oliveira - Produção: Rômulo Melo, da Pousada Beira-Rio

Parceiros: Pousada Beira-Rio , Pousada da Aldeia ,

Apoio: Secretário de Educação e Cultura e Vice-Prefeito Fernando Augusto Bastos da Conceição e Subsecretário de Turismo Antonio Henrique

____________________________________________________________________

A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. De dia pode-se passear a cavalo e a pé, tomar banho no rio e nas várias cachoeiras. Antes do descanso nos campings ou pousadas vale conhecer os barzinhos abertos toda a noite. (fotos e slides).

Os 80 posts publicados desde 04.2 são sorteados para leitura a cada atualização desta página: ACESSE-OS em Postagens Aleatórias - na coluna da direita, onde também estão as parcerias. Atualmente estamos nos dedicando à releitura, compilação de dados e início das escrituras.

Continuem conosco e boas leituras!

_______________________________________________________________________________

RENATURALIZAÇÃO DO RIO ALDEIA VELHA

"Segundo SEMADS (2001), algumas medidas gerais são necessárias para uma renaturalização, tais como: buscar a morfologia mais natural dos rios; arborizar e/ou estabelecer a vegetação espontânea marginal; restabelecer a continuidade dos cursos d`água para fauna migratória (piracema); restabelecer os locais para desova e biótopos aquáticos; dentre outras.
A renaturalização pode depender de muitos fatores, inclusive da intensidade e extensão do esquema de retificação. A renaturalização também depende do melhoramento do habitat, contudo, isso pode ser naturalmente ou arificalmene induzido, afirma Brookes (1988).
Em relação aos rios, a busca da morfologia mais natural desses, pode ser feita através de técnicas de engenharia ambiental, onde se procura transformar o trecho retificado em meândrico, por meio de novas maneiras de construção. A redescoberta de métodos tradicionais esquecidos durante as últimas décadas, como, por exemplo, quebra-corrente de gabiões, de pedras e de tronco de árvores, são técnicas usuais.
Como resultado do processo de renaturalização, ocorrem melhorias ambientais, tais como aumento ou restabelecimento da fauna e flora, além das vantagens econômicas para a região. A preocupação com o desenvolvimento da população global e com a qualidade da água, tem sido uma preocupação expressa em políticas públicas internacionais e nacionais, visando garantir o acesso universal à esse recurso indispensável (SEMADS, 2001d; Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 2001; Trush et al, 2000).
Na Alemanha exemplos de sucesso nos processos de renaturalização, como os observados no Rio Lech e no Rio Vils, sendo este último localizado na Baviera, que foi parcialmente renaturalizado, onde sua baixada inundável é atualmente utilizada como parque municipal. Na Inglaterra, o Rio Tâmisa teve o alargamento do seu canal original para as mesmas condições de 1930 em menos de trinta anos.
No Brasil, processos semelhantes foram executados. Como exemplo, no Estado do Rio de Janeiro, no município de Macaé, através de um esforço interdisciplinar, o Rio São Pedro foi renaturalizado com aplicação de obras de engenharia ambiental, arborização, tendo sido também promovido o crescimento da mata ciliar.
A proposta de renaturalização dos rios tem sido defendida e propagada. Contudo, para
que tenha êxito, deve ser realizada com a cooperação dos vários atores da sociedade, tais como população local, órgãos públicos, associações de grupos da sociedade e equipe interdisciplinar, e deve ser de gestão participativa e integrada, dentro de uma política de gestão ambiental. Desta forma, pode ser alcançada a revitalização das áreas, o que certamente traz melhorias ambientais para a população."




In: DIRETRIZES PARA A RENATURALIZAÇÃO DO RIO ALDEIA VELHA, NO MUNICÍPIO DE SILVA JARDIM – RJ 


Cláudio Augusto Barreto Saunders – M. Sc.
Departamento de Análise Geoambiental-Laboratório de Geoprocessamento (LAGEOP)

Vera Lúcia Ferreira Motta Rezende - Dra.
Escola de Arquitetura e Urbanismo
Universidade Federal Fluminense