PROJETO: LIVRO SOBRE ALDEIA VELHA

Blog Aldeia Velha-Ipuca: não é um diário, como outros blogs - é um caderno de apontamentos das pesquisas

Autores: Sonia Regina e Fernando Oliveira - Produção: Rômulo Melo, da Pousada Beira-Rio

Parceiros: Pousada Beira-Rio , Pousada da Aldeia ,

Apoio: Secretário de Educação e Cultura e Vice-Prefeito Fernando Augusto Bastos da Conceição e Subsecretário de Turismo Antonio Henrique

____________________________________________________________________

A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. De dia pode-se passear a cavalo e a pé, tomar banho no rio e nas várias cachoeiras. Antes do descanso nos campings ou pousadas vale conhecer os barzinhos abertos toda a noite. (fotos e slides).

Os 80 posts publicados desde 04.2 são sorteados para leitura a cada atualização desta página: ACESSE-OS em Postagens Aleatórias - na coluna da direita, onde também estão as parcerias. Atualmente estamos nos dedicando à releitura, compilação de dados e início das escrituras.

Continuem conosco e boas leituras!

_______________________________________________________________________________

Os seis nomes de Aldeia Velha

 
Por Sonia Regina. 




O primeiro e o segundo nomes:  Sacra Família de Ipuca e Aldeia Velha

Em 1700 o capuchinho italiano Francisco Maria Tali fundou uma aldeia indígena (aldeia de repartição) com índios trazidos de suas terras do outro lado da Serra dos Órgãos pelo sistema de "descimento”. Construíram a igreja da Sacra Família e o aldeamento foi denominado Sacra Família de Ipuca.

Em 1761 a aldeia da Sacra Família de Ipuca recebe imigrantes europeus, cumprindo assim uma das determinações do marquês de Pombal. Eram colonos suíços e alemães que aceitaram ficar por lá, embora tivessem vindo para povoar Nova Friburgo, do outro lado da Serra dos Órgãos. A aldeia foi promovida nesse ano a Freguesia do distrito de Cabo Frio.

A Freguesia de Ipuca foi crescendo, apoiada na exploração de madeira de lei e do Pau Brasil e no aproveitamento das terras férteis para a lavoura. Foi designado um capitão-mór (maior posto, equivalente a coronel) para comandar a aldeia de Ipuca, um índio - casado com uma negra escrava - que ficou responsável pela intermediação entre o governo luso-brasileiro e o aldeamento.
Em 1797 o povoado de Capivari (hoje município de Silva Jardim) era território da freguesia da Sagrada Família do Ipuca.

Apesar do crescimento e importância da Freguesia e do conhecimento das ervas medicinais que abundavam a mata atlântica, moradores abandonavam a aldeia devido aos constantes surtos e epidemias.


Ypuca é a palavra de origem tupi-guarani que significa buraco no igapó; igapó é trecho de mata inundado, pantanoso: os igapós acontecem no Araguaia e região Amazônica. Provavelmente a palavra Ypuca, utilizada aqui no Sudeste nessa época colonial, esteja relacionada às matas inundadas periodicamente no período das cheias do Rio São João.

Aldeia Velha está no território da bacia do rio São João, do qual o rio Aldeia Velha é afluente. Com as epidemias e a igreja  praticamente em ruínas (as Freguesias necessitavam ter uma, pois além de dos serviços religiosos eram os centros administrativos) , em 1801 a sede da Freguesia da Sagrada Família de Ipuca foi transferida para um núcleo de pescadores na foz do rio São João (hoje Barra de São João).

A povoação da ex-freguesia de Ipuca ficou sem igreja e passou a chamar-se Aldeia Velha.








Os outros quatro nomes: Correntezas, Maratuan, Silva Jardim e Quartéis


Todos esses nomes têm certamente seus motivos administrativos (!?) e são de entendimento fácil - mas não simples. A melhor compreensão se dá através de uma linha de tempo:



1892 - é criado o distrito de Correntezas (hoje Aldeia Velha) e anexado a vila de Nossa Senhora da Lapa do Capivari (hoje Silva Jardim)

1904 - o distrito de Correntezas passou a denominar-se Maratuan. (hoje Aldeia Velha)

1926 – São desmembradas terras do Distrito de Correntezas (hoje Aldeia Velha) para criar o distrito de Bananeiras e anexá-lo ao município de Capivari.

Março de 1938 - O distrito de Correntezas passou a denominar-se Aldeia Velha.

Dezembro de 1938 - O distrito de Aldeia Velha ex-Correntezas passou a denominar-se Silva Jardim.

1943 – O município de Capavari passou a denominar-se Silva Jardim e o distrito de Silva Jardim a denominar-se Quartéis e Bananeiras a denominar-se Correntezas.

1990 - O distrito de Quartéis teve seu topônimo alterado para Aldeia Velha.




Em “Síntese” de 31-Xll-1994, o município de Silva Jardim é constituído de 4 distritos: Silva Jardim, Aldeia Velha ex-Quartéis, Correntezas e Gaviões. Assim permanece desde a divisão territorial datada de 2007.