PROJETO: LIVRO SOBRE ALDEIA VELHA

Blog Aldeia Velha-Ipuca: não é um diário, como outros blogs - é um caderno de apontamentos das pesquisas

Autores: Sonia Regina e Fernando Oliveira - Produção: Rômulo Melo, da Pousada Beira-Rio

Parceiros: Pousada Beira-Rio , Pousada da Aldeia ,

Apoio: Secretário de Educação e Cultura e Vice-Prefeito Fernando Augusto Bastos da Conceição e Subsecretário de Turismo Antonio Henrique

____________________________________________________________________

A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. De dia pode-se passear a cavalo e a pé, tomar banho no rio e nas várias cachoeiras. Antes do descanso nos campings ou pousadas vale conhecer os barzinhos abertos toda a noite. (fotos e slides).

Os 80 posts publicados desde 04.2 são sorteados para leitura a cada atualização desta página: ACESSE-OS em Postagens Aleatórias - na coluna da direita, onde também estão as parcerias. Atualmente estamos nos dedicando à releitura, compilação de dados e início das escrituras.

Continuem conosco e boas leituras!

_______________________________________________________________________________

APA da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado

"A área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado é uma área de preservação, criada em 2002, com 150 mil ha, abrange as terras dos Municípios de Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Araruama. Engloba 11 mil ha das reservas biológicas de Poço das Antas e União, e fazendas particulares onde vivem cerca de mil micos-leões-dourados, em extinção. Preserva, também, um dos mais ricos ecossistemas fluminenses: o Rio São João."
Fonte: Brasil Channel

* * *




Em 2002 foi criada a Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado, com 150 mil hectares, em sete municípios do Estado do Rio de Janeiro: Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Rio das Ostras, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Araruama.


A nova APA engloba os 11 mil hectares ocupados pelas reservas biológicas de Poço das Antas e União, além de fazendas particulares. A área protegida preserva um dos mais ricos ecossistemas fluminenses.
 O Rio São João é um santuário ecológico que resiste à poluição e conserva 2/3 das suas características originais. O rio de 50 quilômetros, dos quais 35 navegáveis, nasce na represa de Juturnaíba e deságua em Barra de São João.
A APA da Bacia do Rio São João permite o uso sustentável do solo, com supervisão do IBAMA e protege também o Parque da Preguiça e do Mico-Leão-Dourado, ambos em Cabo Frio.


Fonte: Egaliotto.com.br