PROJETO: LIVRO SOBRE ALDEIA VELHA

Blog Aldeia Velha-Ipuca: não é um diário, como outros blogs - é um caderno de apontamentos das pesquisas

Autores: Sonia Regina e Fernando Oliveira - Produção: Rômulo Melo, da Pousada Beira-Rio

Parceiros: Pousada Beira-Rio , Pousada da Aldeia ,

Apoio: Secretário de Educação e Cultura e Vice-Prefeito Fernando Augusto Bastos da Conceição e Subsecretário de Turismo Antonio Henrique

____________________________________________________________________

A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. De dia pode-se passear a cavalo e a pé, tomar banho no rio e nas várias cachoeiras. Antes do descanso nos campings ou pousadas vale conhecer os barzinhos abertos toda a noite. (fotos e slides).

Os 80 posts publicados desde 04.2 são sorteados para leitura a cada atualização desta página: ACESSE-OS em Postagens Aleatórias - na coluna da direita, onde também estão as parcerias. Atualmente estamos nos dedicando à releitura, compilação de dados e início das escrituras.

Continuem conosco e boas leituras!

_______________________________________________________________________________

"A Terra está nos mostrando quais de nossos modos de ser e fazer são agora insustentáveis" Hazel Henderson

"Para os campos da contabilidade e estatística, os relatórios de sustentabilidade representam a maior revolução desde a invenção da escrituração contábil em partida dobrada.

A resposta inicial de estatísticos, contadores, escolas de administração e gestão corporativa havia sido desconsiderar todos os novos dados e eventos resultantes de mudanças nos ecossistemas da Terra, desde poluição, perda de biodiversidade e desertificação até inundações, incêndios e variações climáticas extremas, que foram os primeiros sinais da mudança climática. Hoje, entendemos que o planeta é o nosso ambiente de aprendizado programado, ensinando diretamente os homens, apresentando um espelho para nosso comportamento, sistemas de crenças e valores. A Terra está nos mostrando quais de nossos modos de ser e fazer são agora insustentáveis, desde os resíduos e o consumismo trivial até os contínuos aumentos trimestrais nos lucros das empresas e as fantasias de crescimento ilimitado do PIB.

Um dos mais graves erros que os relatórios de sustentabilidade corrigem é a confusão disseminada em todo o mundo pela economia convencional, que equipara dinheiro com riqueza. Como podemos ver pelo aumento nos preços das commodities, a verdadeira riqueza reside nos recursos naturais e nos serviços que os ecossistemas saudáveis fornecem aos homens. Estamos aprendendo essas lições de múltiplas formas, a partir dos preços do petróleo e da compreensível nacionalização dos recursos, pois, agora, mais de 77% das reservas mundiais privadas de petróleo estão sob o controle de governos, em vez de empresas privadas e dos mercados. A geopolítica da nova escassez de recursos invalidou as suposições da economia acadêmica de que ar, água e biodiversidade eram “bens gratuitos”.

As guerras e as abordagens militaristas para a resolução de conflitos estão claramente obsoletas. Hoje, vemos especialistas militares e generais na TV nos alertando de que não há solução militar possível no Iraque, na Geórgia ou na atual ordem mundial, em que os EUA não são mais a superpotência mundial. Negociações multilaterais e formas sustentáveis de desenvolvimento continuarão a ser a principal geopolítica do século XXI. Hoje em dia, as armas de escolha são as moedas, os recursos naturais e a corrida rumo à educação universal, inovações científicas e tecnológicas para além da industrialização movida a combustíveis fósseis dos últimos 300 anos – rumo à Era Solar, de economias mais limpas, mais verdes, que trabalham em conjunto com a natureza, e não contra ela. "


Hazel Henderson

No prefácio ao livro de Anne Louette
Compêndio de indicadores de sustentabilidade das nações