PROJETO: LIVRO SOBRE ALDEIA VELHA

Blog Aldeia Velha-Ipuca: não é um diário, como outros blogs - é um caderno de apontamentos das pesquisas

Autores: Sonia Regina e Fernando Oliveira - Produção: Rômulo Melo, da Pousada Beira-Rio

Parceiros: Pousada Beira-Rio , Pousada da Aldeia ,

Apoio: Secretário de Educação e Cultura e Vice-Prefeito Fernando Augusto Bastos da Conceição e Subsecretário de Turismo Antonio Henrique

____________________________________________________________________

A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. De dia pode-se passear a cavalo e a pé, tomar banho no rio e nas várias cachoeiras. Antes do descanso nos campings ou pousadas vale conhecer os barzinhos abertos toda a noite. (fotos e slides).

Os 80 posts publicados desde 04.2 são sorteados para leitura a cada atualização desta página: ACESSE-OS em Postagens Aleatórias - na coluna da direita, onde também estão as parcerias. Atualmente estamos nos dedicando à releitura, compilação de dados e início das escrituras.

Continuem conosco e boas leituras!

_______________________________________________________________________________

Serra dos Órgãos: o trecho fluminense da Serra do Mar

"Paralela à Serra da Mantiqueira, a Serra do Mar se estende do Paraná ao Espírito Santo, mas é no Rio que atinge suas maiores altitudes e os maiores desníveis de relevo. Cruza o Estado quase continuamente de ponta a ponta, no sentido SW - NE, e sua seção mais imponente é o trecho Petrópolis / Teresópolis / Friburgo - a Serra dos Órgãos. É aí que, em meio à vegetação exuberante do que restou da mata atlântica, brotam muitas das maiores paredes rochosas do país, que só encontram similares em algumas montanhas do interior do Espírito Santo e Minas Gerais.
(...)
A imagem de satélite abaixo oferece uma boa perspectiva do sistema orográfico do nosso estado, e nela indicamos de maneira aproximada os principais pontos de interesse montanhístico."

Gerardo Millone e Marcia Fontebasso. As montanhas do Estado do Rio. In: RIO GEOLÓGICO
 
 



 

 

Diz Pedro Hauck:
 
"A Serra do Mar tem uma história fisiográfica muito longa onde se observa a conjugação de vários eventos paleoclimáticos em sua evolução que ocorreram concomitante com fenômenos epirogenéticos, mas que nada tem a ver com convergência entre duas placas Tectônicas, embora suas rochas tenham surgido durante sucessivos eventos como este em paleo-continentes em idades geológicas remotadas.
(...)
Embora não podemos chamar a Serra do Mar de uma 'cordilheira' devido aos fatores genéticos que a Geomorfologia atribui à esta feição de relevo. Podemos chamar de 'montanhas' as maiores elevações que compõem a Serra, o que desmistifica a afirmação de que no Brasil não existem montanhas.
(...)
Embora muita gente ache que o Brasil é um país só de praia, a Serra do mar desmistifica este preconceito. Uma vez que o núcleo de expansão da civilização brasileira se deu a partir das cidades que se situam às margens desta grande Serra e que hoje são os lugares mais importantes economicamente da América Latina. É por causa destes fatores que o Brasil, mesmo sem ter montanhas nevadas, tem montanhistas de ótimo nível e conquistas nas montanhas mais longínquas do mundo. Quase todos estes escaladores tem algo em comum, eles deram seus primeiros passos montanhísticos na Serra do Mar.
 

Em Origens e evolução da Serra do Mar