PROJETO: LIVRO SOBRE ALDEIA VELHA

Blog Aldeia Velha-Ipuca: não é um diário, como outros blogs - é um caderno de apontamentos das pesquisas

Autores: Sonia Regina e Fernando Oliveira - Produção: Rômulo Melo, da Pousada Beira-Rio

Parceiros: Pousada Beira-Rio , Pousada da Aldeia ,

Apoio: Secretário de Educação e Cultura e Vice-Prefeito Fernando Augusto Bastos da Conceição e Subsecretário de Turismo Antonio Henrique

____________________________________________________________________

A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. De dia pode-se passear a cavalo e a pé, tomar banho no rio e nas várias cachoeiras. Antes do descanso nos campings ou pousadas vale conhecer os barzinhos abertos toda a noite. (fotos e slides).

Os 80 posts publicados desde 04.2 são sorteados para leitura a cada atualização desta página: ACESSE-OS em Postagens Aleatórias - na coluna da direita, onde também estão as parcerias. Atualmente estamos nos dedicando à releitura, compilação de dados e início das escrituras.

Continuem conosco e boas leituras!

_______________________________________________________________________________

Indígenas e imigrantes europeus na aldeia da Sacra Família de Ipuca, hoje Aldeia Velha

Alguns aldeamentos foram formados por índios que habitavam a própria região, como é o caso da aldeia de São Pedro de Cabo Frio, fundada por jesuítas na primeira metade do século XVII, que agrupou índios Tupinambás e Goitacás, aos quais se juntaram mais tarde os índios Guarulhos.

Os índios Guarulhos, descidos da Serra dos Órgãos, foram distribuídos também entre outras três aldeias próximas ao litoral: Nossa Senhora das Neves, em Macaé, Sacra Família de Ipuca, em área do atual município Silva Jardim, e Santo Antônio, em Campos.

Muitas aldeias indígenas criadas no período colonial foram extintas, sobretudo na segunda metade do século XVIII, em conseqüência das medidas adotadas pelo Marquês de Pombal, à frente do Governo de Portugal, como ministro todo-poderoso de D. José I. Nessa época, o trabalho das populações indígenas foi organizado pelo denominado "Diretório", usado primeiramente no Pará e Maranhão e com seu raio de ação ampliado posteriormente para outras regiões do Brasil. O "Diretório" acabava com o poder temporal que os missionários tinham sobre os índios e determinava que as aldeias deviam ser governadas por um diretor, responsável pela repartição dos índios. Previa, entre outras medidas:
  • A proibição do uso nas aldeias de qualquer língua que não fosse o português.
  • A obrigatoriedade de toda aldeia possuir uma escola, com um mestre para os meninos e outro para as meninas.
  • A proibição da nudez e das habitações coletivas.
  • A criação de sobrenomes portugueses para os índios.
  • O incentivo ao processo de mestiçagem.
  • A transformação de muitas aldeias em povoações e vilas.
A Política Pombalina, procurando assimilar definitivamente os índios aldeados, incentivou a presença de brancos nas aldeias para acabar o que se considerava como "odiosa separação entre uns e outros", modificando dessa forma sua composição e interferindo na própria posse da terra.

Em 1761, por exemplo, a aldeia da Sacra Família de Ipuca recebeu imigrantes europeus, cumprindo assim uma das determinações pombalinas. Eram eles  colonos suíços e alemães que tinham vindo inicialmente com o grupo de colonização de Nova Friburgo .

Contudo, não foram somente indivíduos brancos que coabitaram com os índios neste aldeamento, mas também negros e mestiços. Nessa época, o próprio capitão-mór da aldeia de Ipuca, índio responsável pela intermediação entre o governo luso-brasileiro e o aldeamento, era casado com uma negra escrava, criando uma situação constrangedora, já que seus filhos seriam cativos como a mãe, apesar da abolição da escravidão indígena.

A Aldeia de São Barnabé, situada na região de Itambi, hoje distrito do municipio de Itaboraí, em 1772 assistiu a uma revolta dos índios contra as péssimas condições de vida e contra o trabalho forçado. Neste mesmo ano, foi elevada à categoria de Vila, recebendo o nome de São José D'El Rei, da mesma forma que muitas outras.

Houve ainda um reordenamento na divisão administrativa da igreja católica, com conseqüências sobre os aldeamentos. A expulsão de todos os jesuítas do Brasil modificou a ação missionária de catequese, transformando os índios em paroquianos. As igrejas, antes administradas pelos missionários, ficaram a cargo de padres seculares. Assim, as igrejas de São Lourenço e São Francisco Xavier de Itaguaí, por exemplo, tornaram-se paróquias encomendadas, título conferido igualmente às igrejas dos demais aldeamentos do litoral fluminense.