PROJETO: LIVRO SOBRE ALDEIA VELHA

Blog Aldeia Velha-Ipuca: não é um diário, como outros blogs - é um caderno de apontamentos das pesquisas

Autores: Sonia Regina e Fernando Oliveira - Produção: Rômulo Melo, da Pousada Beira-Rio

Parceiros: Pousada Beira-Rio , Pousada da Aldeia ,

Apoio: Secretário de Educação e Cultura e Vice-Prefeito Fernando Augusto Bastos da Conceição e Subsecretário de Turismo Antonio Henrique

____________________________________________________________________

A 115km do Rio de Janeiro - no km 215 da BR 101 (mapa e dicas) - e aos pés da Serra do Mar, Aldeia Velha está cercada pela Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. De dia pode-se passear a cavalo e a pé, tomar banho no rio e nas várias cachoeiras. Antes do descanso nos campings ou pousadas vale conhecer os barzinhos abertos toda a noite. (fotos e slides).

Os 80 posts publicados desde 04.2 são sorteados para leitura a cada atualização desta página: ACESSE-OS em Postagens Aleatórias - na coluna da direita, onde também estão as parcerias. Atualmente estamos nos dedicando à releitura, compilação de dados e início das escrituras.

Continuem conosco e boas leituras!

_______________________________________________________________________________

As farsas do "mercado" - Hazel Henderson *

" O grande e finado Bob Marley que lançou o reggae jamaicano no mundo, cantava em um de seus sucessos..."emancipem-se de sua escravidão mental - somente nós é que podemos nos libertar".

(...)

Um dos maiores avanços na libertação de nossas mentes está no despir dos falsos sacerdotes da economia e na descrença de suas formulas simplistas para o crescimento econômico.

 (...) as contas do PIB e do PNB deveriam contabilizar democraticamente nos orçamentos nacionais, a infraestrutura gerada pelo pagamento dos impostos: saneamento básico, saúde, escolas, estradas, portos, desenvolvimento urbano,etc.

(...) 

Pesquisadores nas áreas de saúde, educação, assistência social, relações trabalhistas, reforma corporativa, antropologia, planejamento urbano, energias renováveis, biodiversidade e ecologia são todos necessários no mix das políticas públicas em sociedades complexas. Tais pesquisas multidisciplinares já eram produzidas regularmente pelas equipes das quais eu fiz parte no Departamento de Pesquisas Tecnológicas dos Estados Unidos (Office of Technology Assessment), em Washington de 1974 a 1996. Mas então, os fundamentalistas republicanos de mercado laissez faire no congresso americano finalmente conseguiram encerrar as atividades do OTA. Ainda bem que ainda podemos encontrar a prova dessas pesquisas com uma ampla gama de opções de políticas públicas, em CD-ROMs disponíveis no governo americano.

A relevância de tais ferramentas está se tornando cada vez mais evidente em nosso novo século, com sua interatividade global se acelerando através de jatos, satélites, computadores, mídia de massa, enormes fluxos financeiros e monetários desregulamentados - e o crescimento das ameaças das armas de destruição em massa.
Nenhuma disciplina isolada poderia mapear tais complexidades, muito menos a economia, ainda amplamente baseada em idéias e modelos obsoletos dos séculos 18 e 19.

(...)

Esse esforço é vital para que novos protocolos, padrões e tratados internacionais direcionem a ciência e a tecnologia a serviço das propostas de um desenvolvimento humano equitativo dentro da tolerância dos ecossistemas naturais de apoio à vida.
(...)



_____________________________________________________________

HAZEL HENDERSON, futurista, autora de "Além da Globalização" e outros livros, parceira do Calvert Group de fundos de responsabilidade social nos EUA na criação dos Indicadores de Qualidade de Vida Calvert-Henderson (atualizações no site www.calvert-henderson.com) Ela participou das conferências ICONS - Indicadores de Sustentabilidade e Qualidade de Vida e BOWB - Liderança para a Vida e para a Prosperidade Sustentável.

Este artigo foi traduzido por Rosa Alegria ( http://www.perspektiva.com.br/ ). futurista, vice-presidente do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP http://www.nef.org.br/  
_______________________________________________________________________________________